Nossa História

A comunidade se formou em 2020, às vésperas da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, que durará de 2021 a 2030. Esse marco temporal foi proposto pelas Nações Unidas, que apontou a urgência de gerenciar, de modo sustentável, as atividades desenvolvidas no oceano.

O objetivo básico ao longo do período será ampliar a cooperação internacional em pesquisa para promover a conservação do oceano e a gestão dos recursos naturais de zonas costeiras.

elemento-barco

Nossa Rede

Muitas das organizações que compõem a rede do OC já desenvolvem um conjunto relevante de ações relacionadas ao tema. Elas abrangem apoio à manutenção de unidades de conservação costeiras e marinhas, ao desenvolvimento de pesquisas, campanhas e programas sobre o tema “plástico no oceano”, programas de monitoramento locais e estudos técnico-científicos de subsídios para a criação de novas áreas marinhas protegidas.

Todo esse trabalho ganha foco e força com a constituição da comunidade Clima e Oceano. Com reuniões periódicas, definição de escopo de trabalho e empenho conjunto será possível fortalecer a temática, ampliar o impacto das ações promovidas coletivamente além de multiplicar resultados em iniciativas implementadas em cada instituição.

Organizações participantes (OC)

Organizações colaboradoras